segunda-feira, 4 de julho de 2011

A IGREJA NOS TEMPOS DO FIM.

A POSIÇÃO DA IGREJA NOS TEMPOS DO FIM.

TEXTO: JOEL 2:1-11..

INTRODUÇÃO. Os estudiosos afirmam que o livro de Joel é uma das gemas literárias do A.T. é edificado com cuidado e efeito dramático,  e aqui e acolá, pelo livro inteiro, h[á belezas que brilham intensamente e até deslumbram a imaginação. O estilo de Joel é preeminentemente puro. Caracteriza-se pela fluência  e regularidade nos ritmos, nas sentenças completas e nas simetrias dos paralelismos. Com o poder de Miquéias ele combina a ternura de Jeremias, a vivacidade de Naum e a sublimidade de Isaias.
Joel filho de Petuel foi um homem que Deus levantou para falar para o povo de Deus, quando este se encontrava numa condição extremamente difícil. O profeta apresenta na sua profecia um quadro de calamidade  vivido pelo povo de Deus.
A terra chora, por que a terra chora? Qual é a Razão do Choro?
Falta trigo
Falta mosto
Falta azeite.
O livro de Joel foi escrito para o povo de Judá, porém nós encontramos uma palavra profética que pode ser aplicada a igreja.
Como o tema deste congresso fala sobre o dia do Senhor, eu quero fundamentado neste tema, falar sobre a posição da igreja no tempo do fim.
A igreja é a guardiã dos mandamentos de Deus. Deus é um Deus de planos e de propósitos, o plano de Deus para a sua igreja é que ela seja vitoriosa e cheia de vida e de poder, mas com o passar  dos tempos a igreja se desgastou, aliou-se ao mundo e faltou princípios.
Porém neste tempo do fim, o vento de Deus soprará sobre a igreja e a levantará no mover do  Espírito Santo para a realização da grande colheita final
No livro de Joel nós encontramos três aspectos da igreja:

I A IGREJA QUE PERDEU A UNÇÃO. (I:9-13).
Joel nos informa que faltaram três coisas importantes na igreja:
a)      O trigo foi destruído. O trigo é a palavra de Deus ela é o alimento sólido da igreja. A palavra é a revelação total de Deus.
b)      Falta o vinho novo o vinho é sinal de alegria e vida, a igreja perdeu o seu vigor espiritual
c)      Falta o azeite, falta a unção na igreja. Falta o poder  sobrenatural para atuarmos numa esfera espiritual   ( 1:16-18).
Então vemos no primeiro aspecto uma igreja sem alimento sem alegria e sem unção.
Mas a promessa é que Deus sacudirá a igreja, quebrando tradições e reavivando-a.

II A IGREJA EM POSIÇÃO DE RESTAURAÇÃO (2:11)
O arraial do Senhor é a igreja ele dá a voz de comando e a igreja começar a viver, e a formar um exército.
Quais as condições para que a igreja seja restaurada?
a)      Humilhação  (2:12-17). Pastores, igreja chorem, humilhem-se diante de Deus
b)      Santificação  (2:16) Tem havido uma onda de se servir a Deus sem santificação, sem compromisso com a santificação, muitos consideram tudo normal, nada tem nada a ver. Santo é diferente é brilhante, onde o crente santo vai, ele leva o brilho de Deus. Para sermos santo, precisamos conhecer aquele que é santo, precisamos ir  até o seu trono todos os dias, pois ao sairmos do seu trono, sairemos com uma partícula de Deus.
Deus enviará uma nova onda de santificação e o mundo nos odiará por isso porque revelaremos o seu pecado.
Uma nova onda da santidade divina está pairando sobre a igreja
Os aspectos da verdadeira santidade são:
Retidão e consagração, quando tiramos as mascaras e damos uma olhada na igreja de hoje vemos que o pecado se infiltrou nela de tal forma que se torna difícil distinguir o ímpio do cristão. Saiba que Deus não tem compromisso com o pecado, Deus abençoa os desobedientes, ele não tolera a iniqüidade. A mão de Deus se encolhe onde o pecado desabrocha, a benção do céu é retida onde o pecado é tolerado. O pecado joga lama no nosso rosto, humilha-nos e nos conduz a derrota.
Onde o pecado é praticado o Deus da graça é ultrajado, o rosto de Jesus é cuspido, seu sangue é pisado, o Espírito Santo é apagado, a benção do céu é retida  e o poder não é liberado.

III IGREJA RESTAURADA E CHAMADA PARA A GUERRA.   ( 2:18 -28).
É tempo de guerra e não vamos nos associar com o inimigo. Hoje enfrentamos um nível de guerra espiritual sem precedentes na história da igreja. Ou a igreja se levanta e treina seus guerreiros e usa suas armas de combate espiritual, ou verá forças satânicas destruindo vidas e conquistando territórios em seus arraias. Precisamos de armas espirituais (II coríntios 10:3).
Que tipos de armas precisamos para combater o inimigo:
a)      armas de luz para combater as trevas  Rm 13:12
b)      armas de justiça para combater o pecado  II co 6:7
c)      armadura de Deus para defesa e ataque  Ef 6:14-16

Características da igreja guerreira.

Numerosa          (2:1)
Força devastadora para arrasar o inferno 2:3.
Força veloz.  A ordem é avançar depressa 2:7
Força de combate agressiva 2:5 Estamos numa posição de ataque não esperaremos as pessoas virem, mas nós iremos buscá-las.
Um povo temido 2 10. Os demônios se apavoram diante do povo que sabe quem é e se levanta para cumprir sua vocação de filhos de Deus na terra: destruir as obras do diabo.
Uma força corajosa 2:7. Não há lugar para medrosos neste exercito, não temos o que temer, pois maior é o que está em nós.
Uma força invasora 2:9 invade pela oração. É tempo de tomar reinos para Jesus.
Uma força ordenada 2:7-8 não se empurram  o exercito é organizado. Cadad um tem uma função, uma tarefa especifica respeitando uns aos outros.
Um povo poderoso 2:2 e 11. A força deste exercito está em Deus. Somos gerado, comissionado, equipado e comandado por Deus mesmo.
Estamos no limiar da maior manifestação dos últimos dias, sinais e maravilhas, milagres sobrenaturais de Deus, que o mundo jamais viu. Uma poderosa força espiritual está para ser derramada no corpo de Cristo, haverá uma tremenda manifestação do poder de Deus e a igreja se levantará com uma nova unção.
Durante a onda de sinais e maravilhas, haverá uma grande coleta, com milhares de salvos, pois Deus levantará a igreja com mais ousadia e poder. A unção de sabedoria levará a igreja a pregar a palavra com mais poder, numa demonstração de força milagrosa de Deus, cegos verão, aleijados andarão, mortos ressuscitarão, demônios serão expulsos. (2:30-31)
Nesta hora derradeira Deus manifestará seu poder e gloria na maior manifestação de sinais,maravilhas e milagres na igreja.
Á medida que este poder sobrenatural for sendo liberado dentro da igreja, enfrentaremos a maior confrontação de satanás e suas forças demoníacas que a igreja jamais conheceu; pois satanás e seus principados do mal,desencadearão sua fúria e farão de tudo para  que a igreja pare de fazer inclusão de seu território.
A medida que a igreja for resplandecendo,satanás se revelará   as forças satânicas nas cidades , territórios e outros lugares serão descobertos pela igreja, Deus revelara as estratégias de satanás.
Quando satanás e seus principados vier contra nós algo profundo,uma capacidade sobrenatural virá sobre a igreja; essa confrontação já é real para os querreiros que
Deus  já chamou. A guerra  já começou, a confrontação está vindo, não fique com medo, entre nessa guerra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário