quinta-feira, 23 de junho de 2011

A hospitalidade em Zâmbia.

Dentre as muitas coisas interessantes que vi em minha viagem missionária à Zâmbia, a que mais me impressionou foi a forma calorosa, atenciosa e amorosa com que fomos recebidos pela igreja do Zâmbia. A alegria era contagiante, a felicidade indescritível, a avidez por receber a palavra de Deus ministrada pela equipe, era algo comovente.
Quando chegávamos nos locais de ministração, eramos recebidos com música , dança, celebração e muito entusiasmo. Alguns irmãos imediatamente pegavam as nossas bolsas, conduziam os nossos pertences e os colocavam nos lugares que estavam reservados para nós. Na hora das refeições, serviam-nos com uma simpatia fora do comum, traziam água morna, lavavam as nossas mãos, antes e depois das refeições. Vivenciando aquele contexto agradabilíssimo, lembrei-me das palavras de Paulo dirigidas a igreja de Roma, registradas no capitulo 12 versos 9-13 da sua epístola aos romanos.
"O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espirito servindo ao Senhor; regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes; compartilhai as necessidades dos santos; PRATICAI A HOSPITALIDADE".
A Bíblia diz que Ló sem saber hospedou anjos em sua casa. Penso que é tempo de refletirmos um pouco mais sobre a necessidade de desenvolvermos este dom em nossas vidas. Vivemos hoje num mundo de muita violência, insegurança e animosidade, esses fatores nos deixam desconfiados. No entanto é preciso ter cuidado para não invertermos os valores e corrermos o risco de nos tornamos individualistas, insensíveis e indiferentes. É hora de olharmos para a palavra e  coloca-la em prática. Dessa forma, nos tornaremos cristãos mais solidários, mais humanos, mais calorosos e mais humildes. Sigamos o exemplo de hospitalidade manifesta na vida dos zambianos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário